
Marcha lenta pela segurança no IC2/EN1 no concelho de Pombal - 27.03.2017 - 09h00
- Detalhes
- Publicado em 24 março 2017
- Escrito por Patrícia Gaspar
- Visualizações: 444

O número crescente de acidentes com vítimas mortais nos 25 quilómetros do troço do IC2/EN1 que atravessa o Município de Pombal não deixa indiferentes a Câmara e todas as Juntas de Freguesia do concelho.
O projeto que a Infraestruturas de Portugal (IP) apresentou para a requalificação do IC2/EN1 exclui manifestamente o concelho de Pombal de uma solução que vise a segurança e o bem estar das populações e dos automobilistas, o que por si só deve ser motivo suficiente de grande indignação de todos os pombalenses.
Este projeto de requalificação do IC2/EN1, desenhado para o distrito de Leiria, não contempla nenhuma intervenção de segurança rodoviária para os 25 km do troço do concelho de Pombal. Em contraponto, no concelho de Leiria prevê a construção de 5 rotundas em 9 km, denotando critérios imperceptíveis, que vêm agravar a discriminação a que o concelho de Pombal tem sido votado nos últimos anos.
Apesar dos sucessivos e veementes alertas de todos os autarcas do concelho de Pombal para a necessidade da projeção de cruzamentos desnivelados, rotundas, semáforos, passagens pedonais e separadores centrais para estes 25 km que atravessam Pombal, baseados em dados concretos que mostram a existência de pontos negros nesta estrada, não percebemos a indiferença a que a Infraestruturas de Portugal nos votou.
Apesar do esforço e ação deste Município, que nos últimos três anos promoveu por sua iniciativa as maiores intervenções em estradas e itinerários nacionais no concelho - Rotunda do Alto do Cabaço e acesso à Zona Industrial das Meirinhas, ambas no IC2/EN1 e a requalificação urbana da EN109, na Guia - não podemos deixar de exigir a esta empresa a assunção das suas responsabilidades.
Assim, e após várias reuniões com os presidentes de Junta e com a Infraestruturas de Portugal, consideramos ser legítimo o protesto das populações, na esperança que sensibilize a quem de direito para a urgência da promoção da segurança nesta estrada do concelho de Pombal.
Para tal, e numa decisão unânime de todos os autarcas deste concelho, na próxima segunda-feira, dia 27 de março, iremos promover uma marcha lenta pela segurança no troço da IC2/EN1 que atravessa o concelho de Pombal, com partida da Redinha e das Meirinhas às 9 horas, em direção a Pombal, tendo como ponto de encontro a Rotunda do Alto do Cabaço, uma obra Municipal agora concluída no IC2/EN1.
Com esta Marcha Lenta, pretendemos alertar as Infraestruturas de Portugal e o poder político que a tutela, para a necessidade urgente de obras de requalificação desta via, bem como que se coloque termo à discriminação que dura há décadas, agora agravada com o projeto apresentado pelas IP no final de 2016.
Com esta Marcha Lenta pretende-se reivindicar por OBRAS DE SEGURANÇA, desde que definidas e aprovadas com critério pelas IP, pela sua tutela, e com o parecer positivo das autarquias, para que se ponha termo aos acidentes, às mortes, às vitimas e à discriminação!
A Marcha Lenta será realizada segunda-feira, dia 27-03-2017, pelas 9h00, com partida “lenta” nas Meirinhas em direção a Pombal e à mesma hora, com partida “lenta” na Redinha em direção a Pombal.
Todos podem participar, com carros, tratores, motas, camionetes, camiões, carrinhas, bicicletas e também apeados nas zonas urbanas junto à berma da estrada e/ou junto aos pontos negros do IC2/EN1.
Esperamos todos pela vossa participação e agradecemos a vossa melhor colaboração na divulgação da Marcha Lenta pela Segurança no IC2/EN1 no Concelho de Pombal.
O Presidente da Junta de Freguesia de Vermoil,
Ilídio Manuel da Mota
Comentários: