Na próxima sexta-feira, dia 22 de junho, pelas 21h00, na Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha, integrada na Assembleia de Freguesia de Vermoil, vamos debater a Segurança Rodoviária.

A ideia deste debate/conferência surge no seguimento da situação dramática que se vive no troço do IC2/EN1 no concelho de Pombal, particularmente no percurso que atravessa a freguesia de Vermoil. Mas, também, a segurança nas estradas e caminhos municipais, bem como o comportamento e civismo de automobilistas, motociclistas, ciclistas, peões e condutores de tratores e máquinas agrícolas.

Como será do conhecimento de todos, nestas vias têm-se verificado acidentes terríveis, particularmente no IC2/EN1, com perdas de vidas humanas, o que muito nos preocupa enquanto cidadãos, sem que tenham sido entretanto implementadas quaisquer medidas para inverter este sentido, nesta área geográfica desta via, por parte das autoridades governamentais. Esta via não conhece obras de requalificação há um quarto de século, tendo recentemente o Município de Pombal construído uma rotunda em Pombal e duas meias-rotundas nas Meirinhas, substituindo-se assim às Infraestruturas de Portugal.

As causas dos acidentes são diversas, maioritariamente fatores humanos, havendo necessidade de uma maior sensibilização para o civismo dos condutores e peões, mas também fatores relacionados com falta de infraestruturas de segurança, deficiente sinalização, degradação do IC2/EN1 e trafego intenso, entre muitos outros fatores.

Notamos ainda que com as beneficiações recentes, tendo melhores estradas e caminhos municipais, os condutores praticam velocidades excessivas aumentando assim a gravidade dos acidentes nos meios urbanos, colocando os peões, outros veículos e infraestruturas urbanas em risco.

O que será que está a falhar? Serão apenas as obras de requalificação das vias? Serão apenas as questões de segurança rodoviária? Ou será que além de destes fatores materiais, seremos também nós condutores que estamos a falhar, com uma condução menos segura e mais agressiva? Estas e muitas outras questões serão levantadas neste debate. Porque somos todos utilizadores destas vias, faz sentido participarmos em massa para promovermos a discussão e em conjunto encontrarmos as melhores respostas e podermos desta forma mostrar a nossa FORÇA junto das entidades competentes!

Pelos que perderam a vida, pelas suas famílias e por todos nós!

O desafio está lançado - Conferência/ação de sensibilização pelas 21h00, no dia 22 de junho de 2018, na sede da Associação dos Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha, em Vermoil – Pombal.

Contamos consigo!

Caso não possa estar presente e/ou queira partilhar connosco as suas sugestões, pode fazê-lo aqui!

Entrada | Noticias | Ação de sensibilização - Segurança Rodoviária! Vamos discutir a nossa segurança na estrada! Participe.